sexta-feira, 24 de julho de 2020

PASTINIANOS

"PASTINIANOS"

"Ser de uma linha de Capoeira Angola, onde seu maior expoente e o maior norte é o mesmo indivíduo, nos leva a crer que devemos observar todos os elementos que circundam a Capoeira Angola através desse indivíduo, sendo assim todos os registros dever ser lidos, praticados e entendidos fielmente na íntegra, e há quem não os consiga entender, por causa da complexibilidade de alguns temas abordados, porem  procurem um Mestre que tenha o discernimento e propriedade para de lhe encaminhar nesse ensino, assim você conhecerá a plenitude dos temas assim deixados como legado, além disso há três palavras fundamentais para que tudo isso tenha importância, RESPEITO, PACIÊNCIA E BUSCA!!! (CM Alexandre angoleiro)

VIVA À MESTRE PASTINHA 
NOSSO NORTE E SEUS ENSINAMENTOS.


Centro de Prática e Pesquisa N'Golo Capoeira Angola
Caruaru Pernambuco Brasil 
Desde 1997 
Firme e forte como o baobá 
🌱✊🏼❤️💭🌳 Sempre...

quarta-feira, 22 de julho de 2020

O que causou???

O QUE CAUSOU ESSE NOSSO DISTANCIAMENTO SOCIAL???? Além de saudades e reflexões??? ............ Confiante que tudo vai dá certo, nada vai ser como antes, mas vamos sair vencedores!!! CADA DIA É UMA VIVÊNCIA Praticamente 4 meses sem estamos em comunhão presencial, distantes sim, separados não!!! Sendo assim esse tempo servil para inúmeras reflexões, creio que uma das reflexões mais importantes seja sobre a questão, que as pequenas coisas que as vezes não damos devido valor, por causa da correria do cotidiano. Creio fielmente que esse novo retorno há "normalidade", vai nos da uma lição valiosa, a importância das vivências. CADA DIA É UMA VIVÊNCIA, NÃO VAMOS ESQUECER E NEM DEIXAR PASSA DESPERCEBIDO ESSE TEMPO!!! Ver o invisível no visível!!! Axé malungos malungas... EM BREVE ESTAREMOS NOVAMENTE EM COMUNHÃO PRESENCIAL. #familiangolocapoeiraangola #amigosemalungos Centro de Prática e Pesquisa N'Golo Capoeira Angola Caruaru Pernambuco Brasil Desde 1997 Firme e forte como o baobá. 🌱✊🏼❤️💭🌳Sempre...

segunda-feira, 13 de julho de 2020

De 2016 à 2019, nosso centro é reflexo de quem somos!!!

                                             2016


2017


2018


2019





QUEM PLANTA COLHER!!! 

Desde o mês de julho de 2016 quando assumirmos uma das casas do pólo Cultural da estação ferroviária, nós adquirimos um local mesmo que provisório, local este que temos oportunidade de transmitimos a arte luta de nossos ancestrais, o Centro de Prática e Pesquisa N'Golo Capoeira Angola recebeu de legado os valores Pastinianos da capoeira angola. Quem planta colhe, acredito que esse seja um dito coerente para esse momento.

Mestre Bobó


Milton Santos
 Mestre Bobó
25/mar/1925 - 8/jul/1994






M Bobó
1925 - Nasceu no 25 de março.

1962 - No 26 de dezembro fundou a Academia de Capoeira Angola Cinco Estrelas nos fundos de um quintal na casa do Senhor Mane Jegue com mais de 40 alunos, entre crianças e adultos. Ensinou a capoeira no Dique do Tororó por mais de 50 anos tendo formado grandes capoeiristas como M Moa do Katendê e M Lua de Bobó, os dois primeiros mestres formados.

1979 - Após o afastamento de M Pastinha do “19”, no Pelourinho, o M. Pastinha, doente e praticamente sem visão, precisava de alguém para tocar a capoeira no novo espaço do “51”, também no Pelô. Assim, José Luiz [M Bola Sete] convidou Mestre Bobó, que para lá foi, dando seguimento ao trabalho por um bom tempo.

1985 - O mestre ia aos Estados Unidos passando por Los Angeles e em Nova York, para participar de um festival. Fonte

1987 - No 5 de abril formou sua primeira geração de capoeiristas: Mestre Môa do Katendê e Mestre Lua do Bobó. A partir daí, Mestre Môa começou a ensinar capoeira angola na Academia de Capoeira Angola 5 Estrelas, na época no Espaço Clube de Regatas Vasco da Gama.

1988 - Participou no 2° Batismo de Capoeira Palmares Sul, em Florianópolis (escuta o áudio em cima).

1989 - Participou no CD do M Jelon Vieira Capoeira: Afro-Brazilian Art Form junto com M João Pequeno e M João Grande (escuta a faixa 4 acima).

1994 - Faleceu no 8 de julho.

Capoeira angola de Caruaru

Um pouco sobre nosso Centro de Prática e Pesquisa N'Golo Capoeira Angola

PARTE 4


Como antes já foi falado, nosso Centro vem desde 1997, em pleno exercício das suas funções em prol da cultura e pela luta da resistência de um povo e sua história, estamos com nosso centro situado aqui na Estação ferroviária de Caruaru, desde 2015, onde fazíamos uso do espaço da Casa do Pifé, em 2016 recebemos a chave de uma das casas da gestão municipal, para fins de usamos e darmos continuidade a nossa cultura afro - brasileira, tendo em vista que somos o único grupo de capoeira angola do interior de Pernambuco. Nosso espaço sediado na Estação ferroviária, conhecido como Casa Da Capoeira, interagem com diversas linguagens culturais, sendo assim contamos com diversos parceiros não só para realização de nossas atividades voltadas para a cultura da capoeira Angola,  mas a outras linguagens, e assim fortalecendo vínculos cultural com outras linguagens.

A exemplo de:

Hip-Hop
Literatura
Teatro
Dança
Teatro
Artesanato
Cultura popular
Povos e comunidades tradicionais
Música
E etc...

Capoeira angola de Caruaru

Um pouco sobre nosso Centro de Prática e Pesquisa N'Golo Capoeira Angola

PARTE 3

O Centro de Prática e Pesquisa N'Golo Capoeira Angola, além das atividades de aulas diárias e projetos que sao  realizados durante o ano, fazemos  diversos encontros, com o intuito de vivenciarmos integração com outras escolas de objetivos afins no que concerne as práticas do  centro que são: difundir, apoiar, desenvolver e  salvaguardar, a capoeira e suas práticas culturais,  além  de contarmos a história de um povo e sua vivência através desses encontros integradores a exemplo do:

Vamos Akilombá
Sábado da Resistência
Chama Ele Angola
(PESO DO GUNGA)

Encontro feminino Somos Todas e Todos Dandara, que  objetiva fortalecer o protagonismo e pertencimento da mulher na cultura da capoeira e atividades correlatas.

Capoeira angola de Caruaru

Um pouco sobre nosso Centro de Prática e Pesquisa N'Golo Capoeira Angola

PARTE 2


Através de nosso Centro de Prática e Pesquisa N'Golo Capoeira Angola, desenvolvemos projetos pontuais em áreas diversas do conhecimento humano para atingir os objetivos, sendo assim elaboramos e executamos:

Projeto CineAxé
Projeto Plantando Raiz
Projeto Reciclayé
Projeto Orquestra de Berimbau
Projeto Espaço de Leitura Árvore do Saber.

Todos eles, com o intuito de difundir através de suas ações os saberes ancestrais, assim diálogar com o cotidiano de nossos membros e de terceiros que  participarem das ações desenvolvidas através de nossos projetos.

Capoeira angola de Caruaru

Um pouco sobre nosso Centro de Prática e Pesquisa N'Golo Capoeira Angola

PARTE 1


Nós somos o Centro de Prática e Pesquisa N'Golo Capoeira Angola, somos um centro de salvaguarda e difusão da capoeira angola na cidade Caruaru e em outras cidades na união, nosso centro escola foi fundado em 05/06/1997, aqui em Caruaru, desde então, temos construído uma luta diária, lutando pela igualdade de direitos e na  resistência do legado que nos foi entregue com responsabilidade de salvaguardar os saberes notórios de nos mestres e mestras, assim cumprido nosso papel fundamental na preservação dos valores ancestrais, seguindo firmes e fortes como um baobá.

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Mestre Bobó


Hoje, 8 de julho faz 24 anos que o grande mestre Bobó fez sua passagem para uma nova jornada, sambista e angoleiro de primeira hoje faz alegria no Orum, juntamente a outros grandes mestres que passaram por nosso mundo material, deixaram seu legado para que nos possamos da a continuidade!!! ( Mestre bobó foi embora passear, Lá vai um grande mestre e saudade vai deixar!!! Corrido do Mestre Raimundo Dias, discípulo do mestre Bobó) Yéé Quando o homem foi à lua Presidente que mandou Para ter conhecimento Nas coisas que se passou O russo foi o primeiro Americano que ganhou Viva os três astronautas Que são homens de valor Eu já estou injuriado De viver aqui na terra Eu vou me embora pra lua Presidente que mandou Camaradinha ( Ladainha do mestre Bobó ) Yé viva a Benedito carrosseiro negro forte de Santo Amaro, foi com ele que sua vida na capoeira começou, Mestre Bobó com sua bolsa de lado, com seu pandeiro afinado, fazia samba e alegrava o povo com suas xulas e cantigas de angola, com seu berimbau fez Tim Tim lá vai viola, assim eu canto, não sou poeta, nem trovador, mas canto o que meu mestre me ensinou!!!

Centro de Prática e Pesquisa N'Golo Capoeira Angola
Caruaru Pernambuco Brasil
Desde 1997
Firme e forte como o baobá.