ANTES DE VER AS FOTOS DA RODA VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE
MESTRE PASTINHA
Mestre Pastinha
Vicente Joaquim Ferreira Pastinha (Salvador, 5 de abril de 1889 — Salvador, 13 de novembro de 1981), foi um dos principais mestres de Capoeira da história.
Mais conhecido por Mestre Pastinha, nascido em 1889 dizia não ter aprendido a Capoeira em escola, mas "com a sorte". Afinal, foi o destino o responsável pela iniciação do pequeno Pastinha no jogo, ainda garoto. Em depoimento prestado no ano de 1967, no 'Museu da Imagem e do Som', Mestre Pastinha relatou a história da sua vida: "Quando eu tinha uns dez anos - eu era franzininho - um outro menino mais taludo do que eu tornou-se meu rival. Era só eu sair para a rua - ir na venda fazer compra, por exemplo - e a gente se pegava em briga. Só sei que acabava apanhando dele, sempre. Então eu ia chorar escondido de vergonha e de tristeza." A vida iria dar ao moleque Pastinha a oportunidade de um aprendizado que marcaria todos os anos da sua longa existência.
"Um dia, da janela de sua casa, um velho africano assistiu a uma briga da gente. Vem cá, meu filho, ele me disse, vendo que eu chorava de raiva depois de apanhar. Você não pode com ele, sabe, porque ele é maior e tem mais idade. O tempo que você perde empinando raia vem aqui no meu cazuá que vou lhe ensinar coisa de muita valia. Foi isso que o velho me disse e eu fui". Começou então a formação do mestre que dedicaria sua vida à transferência do legado da Cultura Africana a muitas gerações. Segundo ele, a partir deste momento, o aprendizado se dava a cada dia, até que aprendeu tudo. Além das técnicas, muito mais lhe foi ensinado por Benedito, o africano seu professor. "Ele costumava dizer: não provoque, menino, vai botando devagarinho ele sabedor do que você sabe (…). Na última vez que o menino me atacou fiz ele sabedor com um só golpe do que eu era capaz. E acabou-se meu rival, o menino ficou até meu amigo de admiração e respeito."
Querem saber mais então click no link: Clik aqui Mestre Pastinha
Imagens da Aula com Alexandre Ferro.
Imagens da roda em homenagem a Mestre Pastinha
Mestre Pastinha 10/10/1980:
"Ninguém pode mostrar tudo
o que tem as entregas e revelações.
Têm que ser feito aos poucos. Isso serve
na capoeira, na família e na vida. Há momentos
em que não podem ser divididos com ninguém e
nestes momentos existem segredos que não
podem ser contados as todas as pessoas".
o que tem as entregas e revelações.
Têm que ser feito aos poucos. Isso serve
na capoeira, na família e na vida. Há momentos
em que não podem ser divididos com ninguém e
nestes momentos existem segredos que não
podem ser contados as todas as pessoas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário