sábado, 25 de janeiro de 2020

VAMOS AKILOMBÁ

VAMOS QUE VAMOS!!!

"Não importa a terra que você semeia as sementes do conhecimento, e sim como você cuida desta semente." (Contra Mestre Alexandre Angoleiro) Nosso Projeto VAMOS AKILOMBÁ fazendo nossa parte, independentemente da camisa, da Bandeira, da forma de entender e praticar a nossa arte luta ancestral capoeira. Gratidão meu amigo japonês por trazer sua turma. GRATIDÃO aos que se fizeram presente em mais essa edição de nosso VAMOS AKILOMBÁ.





 Família N'Golo Capoeira Angola Firme e forte como o baobá. 🌱✊🏽❤💭🌳 Sempre...


domingo, 19 de janeiro de 2020

Encontro dos amigos do Mestre Raimundo Dias

CADA DIA UMA VIVÊNCIA


Reconhecimento de mestria ao contramestre advogado







 III Encontro dos Amigos do Mestre Raimundo Dias GRATIDÃO GRATIDÃO GRATIDÃO 🌱✊🏽❤💭🌳 Sempre...

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Grande entre os grandes, assim é Mestre João Grande

"CADA DIA UMA VIVÊNCIA!!!"

 Centro de Prática e Pesquisa N'Golo Capoeira Angola
 Caruaru Pernambuco Brasil
 Desde 1997
 Firme e forte como o baobá.
 🌱✊🏽❤💭🌳 Sempre...





Mestre de Valor

16 de janeiro de 2020

Se Mestre Gildo Alfinete estivesse entre nos, hoje ele estaria completando 80 anos, VIVA AO MESTRE GILDO ALFINETE. Angoleiro, sim senhor! Universo Capoeira, 1999? Fátima Elyote Mestre Gildo Alfinete fala da sua paixão pela Capoeira Angola e da convivência com Mestre Pastinha. Discípulo de Mestre Pastinha, Gildo Lemos Couto (Mestre Gildo Alfinete) vem ensinando a arte da Capoeira Angola há 40 anos em Salvador, na Bahia. Nascido em 16 de janeiro de 1940, entrou para a capoeira por intermédio do amigo Dr. Comenerio porque "precisava aprender uma defesa pessoal", diz o mestre, que completa: "Quando menino, entre 13 e 15 anos, comecei a ver a figura do berimbau enfeitado, o pessoal das Docas jogando e aquilo me encantava, me deixava feliz". Depois que o amigo o levou à academia de Mestre Pastinha, em 1959, ele não parou mais. "Daí vim sempre lutando pelo CECA (Centro Esportivo de Capoeira Angola). Nesta época, Bimba já tinha seu espaço no Terreiro, Pelourinho, e Pastinha no Largo do Pelourinho". Dos treinos com Mestre Pastinha ficou a filosofia que até hoje Mestre Gildo faz questão de passar adiante. "Nos treinos ele dizia sempre que o principal era a ginga, se você não tivesse boa ginga e malícia, você não seria um bom capoeirista, o resto você aprendia na roda. Tenho muito orgulho de ter sido aluno de Mestre Pastinha, tudo que sou na capoeira hoje devo a ele e o que faço pela capoeira é a retribuição do que ele fez comigo." Mas sua entrada nesta arte não foi tranquila. "Meu pai não aprovou. Sofri muita discriminação, porém superei. No meu tempo eram várias opiniões e ainda hoje a capoeira continua sendo marginalizada", adverte. Mas está contente. "A capoeira está globalizada e estou feliz por esta condição de estar inserido na história da Capoeira Angola.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Vida longa ao Mestre João Grande


Hoje 15 de janeiro de 2020, 87 anos do Mestre João Grande. Ieeeé viva ao Mestre "Sou semente. Nasci para levar essa arte para o mundo", conta João Grande, que teve o seu apelido de vida criado por aquele a quem chama de pai e avô da capoeira: Mestre Pastinha. Foi com ele que o itagiense disse ter aprendido o significado da arte e encontrado o sentido que guia a sua vida até hoje. Pastinha foi o primeiro mestre a escrever um livro sobre a história, filosofia e prática da Capoeira. (Mestre João Grande) N'Golo Capoeira Angola 🌱🌱🌱🌱🌱🌱🌳🌳🌳🌳🌳🌳

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Capoeira Angola segundo Mestre João Grande



FOI AGORA QUE EU CHEGUEI.......


 Foi agora que eu cheguei Mandaram me chamar Para ver os angoleiros Pra poder nós vadiar Foi agora que eu cheguei Mandaram me chamar Para ver os angoleiros Pra poder nós vadiar Eh, quando eu chego num salão trato logo de louvar Pai e Filho e Espirito Santo Bom Jesus e Mariá Foi agora que eu cheguei Mandaram me chamar Para ver os angoleiros Pra poder nós vadiar Oi, meu Senhor me dê licença o seu salão pra eu vadiar foi agora que eu cheguei salve o dono do lugar Foi agora que eu cheguei Mandaram me chamar Para ver os angoleiros Pra poder nós vadiar Oi, vim aqui pra vadiar vim aqui pra vadiar Capoeira é só de Angola isso não posso negar. (MESTRE JOÃO GRANDE)

 Família N'Golo Capoeira Angola Firme e forte como o baobá. 🌱✊🏽❤💭🌳 Sempre...




Indo contribuir com o pouco que sei!!!

Antes de A ou B, está a capoeira.

Axé meu amigo Negão, estou chegando.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

ENCONTRO AMIGOS DO MESTRE RAIMUNDO DIAS


"DESTA ARTE EU SEI UM POUCO"

 III Encontro dos amigos do Mestre Raimundo Dias 

Estamos chegando.



Vivência com o contramestre advogado

Vivência com o CM advogado
Mossoró RN

"É angoleiro que horas você chegou
 Eu cheguei de madrugada
 Na hora que você mandou"

 A LUTA PELA RESISTÊNCIA NÃO PARA.

GRATIDÃO MEU MANO CM ADVOGADO
GRATIDÃO MEUS MANOS E MANAS.
 🌱✊🏽❤💭🌳 Sempre...








terça-feira, 7 de janeiro de 2020

VAMOS QUE VAMOS, primeira roda do ano de 2020


ASSIM INICIAMOS NOSSA JORNADA NO ANO DO SENHOR DA JUSTIÇA.

 "Já libertou-se a capoeira das garras da ignorância, é o comprimento do nosso dever”

Mestre Pastinha concebe a capoeira angola como um “caminho para a divina realização”, um modo de tirar os discípulos do erro, e como bom devoto, explica o dever: “Cumprir o dever é ser honesto de si mesmo: é respeitar-se a si própio, é agir com consciência esclarecida; todo o dever cumprido representa o resgate de uma obrigação; um impulso para frente no sentido da evolução.”

 GRATIDÃO A TODAS E TODOS QUE SE FIZERAM PRESENTE.
 Família N'Golo Capoeira Angola
 🌱✊🏽❤💭🌳 Sempre...