sexta-feira, 8 de julho de 2022

Ladainha de Mestre Bobó

Ieeeeeeé 
Quando o homem foi à Lua
Presidente que mandou
Para ter conhecimento
Nas coisas que se passou
O russo foi o primeiro
Americano que ganhou
Viva os três astronautas
Que são homens de valor
Eu já estou injuriado
De viver aqui na Terra
Eu vou me embora pra Lua
Presidente que mandou
Camaradinho!
(Ladainha de Mestre Bobó)

8 de julho de 2022, hoje faz 28 anos que partiu Mestre Bobó, sambista, cantador, boêmio e angoleiro de primeira linha, hoje Mestre Bobó deve está fazendo festa em Aruanda, juntamente a outros grandes mestres que passaram por nosso mundo material, deixaram seu legado de alegria e sabedoria ancestral, para que nós possamos da a continuidade. 
"Mestre bobó foi embora passear
Lá vai um grande mestre e saudade vai deixar"
(Corrido do Mestre Raimundo Dias, discípulo do Mestre Bobó)


Mestre Bobó aprendeu com Benedito carroceiro, um preto forte, dizem que Benedito veio de Santo Amaro (isso não sei de certeza), mais sei que foi com Benedito Carroceiro que o menino Milton Santos aprendeu os primeiros gingados, Mestre Bobó começou criança, pequeno, franzino, talvez venha daí o seu apelido (bobó), que lembra o peixe pequeno e agiu. 
Mestre Bobó sempre acompanhado de sua bolsa de lado, com seu pandeiro afinado dentro, fazia samba e alegrava o povo com suas chulas, chegando a ser ganhador de vários troféus por escolas de samba e outras agremiações carnavalescas e folclóricas, isso sem fala de suas cantigas de angola, com seu berimbau fez (Tim Tim lá vai viola, assim eu canto, não sou poeta, nem trovador, mas canto o que meu mestre me ensinou). 
Creio eu que pelas histórias que escuto do Mestre Bobó, ele queria fazer e ser feliz nessa vida, aproveitando cada minuto. 

Mestre Bobó criou sua academia, chamada Cinco Estrela, sinal de classe e elegância na malandragem dá roda de Capoeira, hoje seus discípulos zelam por sua história contada com alegria. 

Falar de Mestre Bobó, também é falar de alguns dos seus discípulos, assim como os Mestres Lua de Bobó e Raimundo Dias, esses guerreiros que mantém viva a memória do seu Mestre.
E o saudoso Mestre Moa, que como todos sabem, também partiu drasticamente desse mundo material, e que de certeza está ao lado do Mestre Bobó cantando que o mal nunca vencerá. 

Viva a Mestre Bobó 

...

Centro de Prática e Pesquisa N'Golo Capoeira Angola
Caruaru Pernambuco Brasil
Desde 1997 
Firme e forte como o Baobá
🌱✊🏽❤️💭🌳
Sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário