Um passa pé estratégico na descolonização e aprisionamento do cativeiro mental.
Na noite de ontem, no Campos Agreste da Universidade Federal de Pernambuco na cidade de Caruaru, tivemos um momento importante para essa descolonização, a Mana Thais de Lima Oliveira, trás para apresentação do seu trabalho de TCC, a questão de alguns elementos da "Capoeira" Angola, para o ensino da matemática, no qual bem explanado, tendo e étnico-matemática as portas abertas.
Assim é interessante quando podemos observar que a Capoeira, está para qual quer área do conhecimento humano, quanto só sistematizada a A e B.
Mestre Pastinha trazia em uma das suas falas, a questão que a "CAPOEIRA, É TUDO QUE A BOCA COME", está aí mais uma prova que não estamos errados.
Foi uma noite de muito aprendizado e compartilhamento de saberes, acadêmicos e populares.
Parabéns Mana Thais pelo trabalho e pela aprovação com nota máxima, gratidão por ter esse olhar e ver que a Capoeira Angola pode e deve ultrapassar as estruturas acadêmicas, trazendo o conhecimento ancestral.
Gratidão por ter visto em nosso Centro de Prática e Pesquisa N'Golo Capoeira Angola, um ponto de sua pesquisa e estudo para seu trabalho.
Gratidão aos demais envolvidos nesse trabalho, ao Grupo de estudos em educação matemática AYA-SANKOFA, por sempre buscar nos saberes populares um ponto de apoio a pesquisa, ao excelente professor Ivanildo, incansável batuqueiro guerreiro da educação, por derrubar paredes em prol de uma identidade histórica de um povo, ao professor Félix, por está bem próximo a esse diálogo entre conhecimento acadêmico e popular, e claro Gratidão a todas e todos que faz parte da família N'Golo Capoeira Angola, que a quase três décadas, de dedicação a uma luta de resistência e revolucionária.
Axé Malungos.
Uma passo para frente no sentido da evolução.
...
Defesa de trabalho de conclusão de curso:
Passa Pé na Colonialidade: Capoeira Angola, saber3s afrodiaspóricos e o ensino da matemática.
Estudante: Thais de Lima Oliveira
26/04/2023
Banca Examinadora:
Professor doutor José Ivanildo Felisberto de Carvalho - Orientador
Professora doutora Cristiane de Arimatéa Rocha - Examinadora Interna
Professor doutor Alexandre Bittencourt Leite Marques - Examinador Externo
Centro de Prática e Pesquisa N'Golo Capoeira Angola
Caruaru Pernambuco Brasil
Desde 1997
Firme e forte como o Baobá
Nenhum comentário:
Postar um comentário