"Hoje isso é comum, esporte, arte de pessoal, até hoje ninguém pode definir-se, ela é cheia de malícia, é artimanha, tem possibilidade para tudo que pensar de bom na vida."
(Mestre Pastinha)
Também o Mestre Pastinha traz a seguinte fala.
"A Capoeira é tudo que a boca come..."
Segue a reflexão em forma de pergunta.
Isso a define como algo indefinido???
Segundo o site do Mundoeducação, o conceito de folclore é:
Folclore é o conjunto de manifestações da cultura popular que são típicas de um determinado povo, podendo realizar-se nas danças, contos e ritmos, por exemplo. Folclore é o que conhecemos como manifestações da cultura popular que acontecem e que formam a identidade social de um povo.
Já sobre a palavra folclore é de origem inglesa. São as palavras 'Folk' que quer dizer povo e 'Lore' que significa sabedoria popular, logo Folclore é sabedoria povo.
Segundo o Dicionário do folclore brasileiro, de Luís da Câmara Cascudo, Capoeira é jogo atlético de origem negra, ou introduzido no Brasil.
Com tudo observamos as definições e indefinições do que é a Capoeira. Alguns até diz que Mestre Bimba "criou" a Luta Regional Baiana, pois a Capoeira estava muito "folclórica".
Para uma maior reflexão, deixo a indicação do texto CAPOEIRA ANGOLA OU REGIONAL É FOLCLORE! De Luciano Milani, este texto está disponível no Google. (Lembrando que o Google informa, não forma).
Quem faz com que cada uma e cada um saiba se é ou não folclore, é nossa vivência no dia a dia, com nossas Mestras, Mestres e nossos pares.
Axé viva viva, salve salve toda e qualquer manifestação que nos ligue aos nossos ancestrais.
Ass: Alexandre Soares
22 de agosto de 2023
Centro de Prática e Pesquisa N'Golo Capoeira Angola
Caruaru Pernambuco Brasil
Desde 1997
Firme e forte como o Baobá
Nenhum comentário:
Postar um comentário