"Símbolo e face deste povo é Mestre Pastinha."
(Assim Jorge Amado descrevia o Mestre Pastinha)
O que Mestre Pastinha significou e ainda significa para um povo, para uma cultura e para aqueles e aquelas que hoje são a continuidade de seu legado?
Mestre Pastinha…Mestre da Capoeira de Angola e da cordialidade baiana, ser de alta civilização, homem do povo com toda sua picardia, é um dos seus ilustres, um de seus abás, de seus chefes. É o primeiro em sua arte, senhor da agilidade e da coragem, da lealdade e da convivência fraternal. Em sua escola, no Pelourinho, Mestre Pastinha constrói cultura brasileira, da mais real e da melhor. Toda vez que assisto esse homem, de 75 anos, a jogar capoeira, dançar samba, exibir sua arte com o clã de um adolescente, sinto a invencível força do povo da Bahia, sobrevivendo e construindo apesar da penúria infinita, da miséria, do abandono. Em si mesmo o povo encontra forças e produz sua grandeza. Símbolo e face deste povo é Mestre Pastinha”
(Jorge Amado)
(Em comemoração aos 133 anos do nascimento de Mestre Pastinha, iremos a cada dia até dia 05 de abril, trazer uma história, um fato, uma curiosidade sobre o saudoso Mestre Pastinha. Hoje vamos fazer a seguinte provocativa, o que Mestre Pastinha significou e ainda significa para um povo, uma cultura e para aqueles e aquelas que hoje são a continuidade de seu legado. Se liga na história.)
Iê viva Mestre Pastinha
Arcevo: Espaço de leitura árvore do saber
Centro de Prática e Pesquisa N'Golo Capoeira Angola
Caruaru Pernambuco Brasil
Desde 1997
Firme e forte como o Baobá
🌱✊🏽❤💭🌳
Sempre...
Nenhum comentário:
Postar um comentário